domingo, 28 de fevereiro de 2010

A Turma do Xaxado



A Turma do Xaxado vive em uma pequena cidade do interior, mas suas aventuras não se limitam a este espaço. Volta e meia estão na cidade grande ou em espaços imaginários, convivendo com muitos dos seres fantásticos que povoam a cultura brasileira – como o Saci, a Mula-sem-cabeça e o Caipora – ou em aventuras com livros encantados, anjos, monstros e muita ação.

Xaxado e seus amigos têm à sua disposição toda uma riqueza cultural que se expressa nas diferentes maneiras de se falar, nos trajes, nas danças e músicas, nas imagens do dia a dia, nos costumes, nas comidas, nas relações humanas, na arquitetura, nos jeitos de ser de cada um.
A Turma do Xaxado é formada de personagens tipicamente brasileiros, cada um com seu jeito próprio de falar, pensar e agir, passando pelas várias classes econômicas, graus de instrução etc. É uma turminha heterogênea como o povo brasileiro: o esperto Xaxado é neto de um famoso cangaceiro que vivia no bando de Lampião; o preguiçoso Zé Pequeno adora ficar deitado na rede, vendo a vida passar; a estudiosa Marieta é a radical defensora da língua portuguesa; o egoísta Arturzinho é filho de um rico fazendeiro e faz questão de deixar bem claro que nasceu “em berço esplêndido”; o sonhador Capiba é um aspirante a cantador nordestino, e a consciente Marinês é a protetora e amiga número 1 da natureza.

Passeando pela cultura brasileira, nas imagens, nas gentes, nas tradições e lendas, nos jeitos de falar, as historinhas da Turma do Xaxado falam das coisas da nossa terra, nossos encantos e problemas, mas sem perder de vista a universalidade da experiência humana.

Suas histórias são para crianças, mas também encantam adolescentes e adultos, pois não abrem mão de um olhar crítico sobre a realidade do Brasil.

Em 2007 foi tema de mestrado na Faculdade de Letras da UFBA - Universidade Federal da Bahia e no Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Também em 2007, o livro Turma do Xaxado – Volume 2 foi selecionado no Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), do Ministério da Cultura, para distribuição em escolas de todo o Brasil.

Atualmente é publicada em vários jornais e suplementos semanais de diversas partes do Brasil, em Portugal, na Revista Brasil e sites na internet e, já foi publicada nos jornais diários; A Tarde (Salvador BA), Diário do Nordeste (Fortaleza CE) e O Sul (Porto Alegre RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário